90 anos de contribuição à educação – Escola Estadual Rocha Cavalcanti

Fundada no dia 28 de abril de 1928, a primeira escola construída no centro urbano da cidade de União dos Palmares e referência na região, a Escola Estadual Rocha Cavalcanti viveu uma semana diferente entre os dias 23 e 27 de abril. Reconhecida como patrimônio histórico e cultural de Alagoas desde 2014, a unidade de ensino realizou uma semana inteira de festividades para comemorar seus 90 anos em prol do desenvolvimento da população palmarina.

Histórico – Idealizada e construída no final da década de XX pelo vice-governador e patrono da escola, o coronel Francisco da Rocha Cavalcanti, a escola possui uma bela estrutura arquitetônica, toda no estilo neoclássico, dispondo de cinco salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, cozinha e cantina, sala professores e coordenação.

É o segundo prédio tombado da cidade, situado à Rua Correia de Oliveira, uma das mais importantes do ponto de vista histórico da cidade. Pioneira e referência em educação, acolheu filhos ilustres palmarinos, como Maria Mariá de Castro Sarmento, uma das referências culturais do município e ex-professora daquela unidade, além do ex-governador do estado Manoel Gomes de Barros.

Atualmente, a unidade oferta Ensino Normal, Ensino Médio e Médio Integrado, com cursos de Ludoteca e Secretariado Escolar para quase 600 estudantes.

Homenagem – A equipe da C3 Produtora decidiu fazer uma singela homenagem a este bendito e sublime Casarão que formou e ainda forma cidadãos e profissionais de toda nossa região. As imagens foram gravadas e editadas por Clezivaldo Mizael e Claudio Caique, a edição de áudio é de Jhoy Carlos (Rádio Farol) e o texto é do ex-aluno Antônio Manoel de Sá Cavalcanti.

Texto de Manuella Nobre, com detalhes da Redação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *